GAZETA ONLINE – MARCO 500 – a parte de um todo
20/09/2018MARCO 500 – a parte de um todo
Criada em 1994, a MARCO500 é uma empresa que comercializa produtos para decoração assinados por designers brasileiros.
Todos os anos quando vou a São Paulo para a Feira da Abup Home Gift sou impactada pelo volume de obras e pelas novidades que os designers conseguem produzir e colocar nesta feira… fora os outros eventos…
Vou começar ligando a luz dessas lanternas…
Situada na região de Serra Encantada, nasce das mãos dos artesãos a Associação de Santa Brígidae a arte em madeira de Umburana e palha de Ouricuri.
Passarinho de toda cor
Gente de toda cor
Amarelo, rosa e azul
Me aceita como eu sou
De Toda Cor/Renato Lúcio
Passarinhos esculpidos com canivete! Olha isso…quanta delicadeza.
No povoado onde são executadas as peças vivem praticamente todos de uma mesma família que foi crescendo e se multiplicando. E tudo começou pela falta de emprego do José Valdo (que retornou de São Paulo) que com o talento para arte em madeira começou unindo a necessidade ao talento, criando peças para vender. A ele juntaram-se alguns familiares criando peças em palha de Ouricuri (Licuri, como eles chamam).
Ainda de toda a cor…passarinhos esculpidos dentro do vidro, trabalho muito difícil e super delicado!
DECOREI adora tramas…
Não poderia deixar de mostrar Jaqueline Chiabay com sua marca inconfundível que nos enche de orgulho!
Também fez sucesso e nos representou muito bem, estas embarcações com madeira de demolição no cenário paulista.
#soucapixabadagema
A fábrica da Cerâmica Capivara fica no Parque Nacional da Serra da Capivara. O Parque foi criado no intuito de proteger uma área na qual se encontra o maior patrimônio pré-histórico do Brasil. Lá há um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios. Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002 foi oficializado o pedido para que o mesmo seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade.
Artesanato garimpado com curadoria…
A ideia dos objetos Gica Castro nasceu quando a família iniciou um levantamento na propriedade rural as margens do rio Araguaia, para a realização de um projeto de manejo florestal. Durante esse trabalho foram encontrados inúmeros troncos caídos, mortos, queimados. Frutos de queimadas provocadas durante entradas indevidas de pescadores da região nos vários lagos escondidos dentro da mata da fazenda. Esses pescadores recorriam aos lagos em busca de peixes para garantir seus sustentos. Daí surgiu a ideia de criar as peças de madeira natural e gerar trabalho a esses pescadores que ficavam ociosos durante o período do ano em que a pesca é proibida. Os trabalhos foram sendo desenvolvidos e ensinados aos novos artesãos. Após essa oportunidade de trabalho, as queimadas da região reduziram, uma vez que não se faz mais necessário adentrar nas matas para pesca.
#sempresucesso
Peças únicas, diferentes;
Originais;
Orgânicos;
Sempre impactante, selecionado, marcante!
DECOREI.
Fonte: https://bit.ly/2xCMqJN