ABUP - Feiras de Decoração e Utilidades Domésticas

ABUP > BLOG > Dicas > Outubro Rosa: Abup na Campanha de Conscientização

Outubro Rosa: Abup na Campanha de Conscientização

18/10/2018

O movimento “Outubro Rosa” tem como objetivo principal alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Celebrada anualmente, desde a década de 1990, a campanha tem adesão de vários segmentos da sociedade, tais como empresas, fundações e instituições públicas, além de promover recursos e ações para compartilhar informações, sanar dúvidas e desmistificar conceitos em relação à doença.

O mês de outubro foi escolhido para representar a causa, o nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. O rosa é uma cor feminina, romântica, compreendida como a tonalidade das emoções e dos afetos.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno.

Outubro Rosa: Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia

Em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa, a Sociedade Brasileira de Mastologia divulgou um dado alarmante. Apenas 24,1% das mulheres entre 50 e 69 anos fizeram as mamografias disponíveis pelo SUS, em 2017. Apenas 2,7 milhões foram realizadas das 11,5 milhões de mamografias disponibilizadas. Esse número é bastante abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mesmo assim, neste ano de 2018, estima-se a descoberta de 59 mil novos casos.

Através do autoexame é possível perceber alterações suspeitas. Neste caso, deve-se procurar o serviço médico de saúde para investigação através da mamografia. Recomenda-se a realização do exame a cada dois anos, principalmente na faixa de idade de 50 a 70 anos. Se diagnosticado e tratado logo no início, o câncer de mama tem cura. Com informação, conhecimento, prevenção e tratamento é possível reduzir a mortalidade.

Para os diagnósticos confirmados do câncer o tratamento médico e o acompanhamento contínuo são fundamentais. Além deles, a autoestima, o apoio psicológico, familiar e os laços de amizade são cruciais para a recuperação e cura.

Previna-se, cuide-se e viva com amor!

Comentários do facebook