Novembro Azul: ABUP na campanha de conscientização
07/11/2018O movimento Novembro Azul é uma campanha mundialmente reconhecida para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O simpático bigodinho foi escolhido como o símbolo da luta contra o câncer de próstata, uma forma divertida para desmistificar o tema e reduzir as barreiras do preconceito.
Chamada de Movember em outros países, o movimento teve início na Austrália em 2003. No Brasil, o Novembro Azul foi idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, pioneiro ao promover uma mudança de consciência e postura em relação ao delicado assunto através de informações, ações, palestras e campanhas com o objetivo de orientar a população masculina sobre a prevenção, diagnóstico, tratamentos, autocuidado e autoestima.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. É resultado de uma multiplicação anormal das células da próstata, glândula que tem a função de produzir o esperma com as vesículas seminais. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer-INCA, estimam-se 68 mil novos casos para cada ano do biênio 2018-2019 no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.
Importante alertar que nos estágios iniciais o câncer não apresenta sintomas. Recomenda-se ir anualmente ao urologista a partir dos 45 anos se houver histórico familiar, e a partir dos 50 anos caso não exista nenhuma doença em família. Dor óssea, sangramento na urina e dificuldade para urinar são sintomas mais comuns quando a doença já está em evolução.
Para se fazer o diagnóstico, é necessário procurar um médico urologista para o exame clínico do Toque Retal para avaliar o volume da próstata. É rápido e praticamente indolor. Outro exame necessário é o PSA (Antígeno Prostático Específico) que identifica os valores da proteína produzida pelas células da próstata no sangue. De acordo com os resultados, pode ser necessária a realização de outros exames mais específicos, como radiografia e cintilografia óssea.
O câncer de próstata tem cura através do diagnóstico precoce e de tratamentos que incluem cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Quanto mais cedo o seu diagnóstico, mais chances para a cura.
Não tenha vergonha! Consulte um urologista, faça os exames! Previna-se, viva mais e feliz!