PORTAL APEXBRASIL – Mostra brasileira atrai atenção em Milão
25/04/2019
Em apenas dois dias de funcionamento a mostra Brazil: Essentially Diverse, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na Semana de Design de Milão, atraiu mais de duas mil pessoas de 64 nacionalidades.
A mostra tomou conta dos dois mil m2 do Museo della Permanente, um dos mais prestigiosos destinos da Semana de Design de Milão. Impressionado com a instalação, o Cônsul-Geral do Brasil em Milão, o Embaixador Eduardo dos Santos, destaca a relevância da mostra. “Não apenas conseguimos preencher um espaço muito grande apenas com obras brasileiras de alta qualidade, como entregamos uma mostra de altíssimo nível e encantadora. A presença brasileira em Milão sempre foi aguardada, mas depois deste ano, virará parada obrigatória para quem participa da Semana de Design de Milão”, destacou Santos.
O designer Érico Gondim, do Estúdio Corrupio, esteve na ação da Apex-Brasil em 2018 e retorna este ano com duas peças, a luminária Olho e a mesa Vibra. Gondim considera a mostra deste ano cenográfica e com importante representação da brasilidade, não só pelos produtos mas num contexto geral como música e elementos de referência brasileira.
“O espaço deste ano é bem maior, mais amplo e com caráter de exposição mais apurada. É uma exposição sofisticada, que facilita a circulação das pessoas”, destaca o designer.
IMERSÃO
O ponto alto da mostra é a sala imersiva que representa o bioma da Mata Atlântica, presente em diversas obras da exposição. O bioma se materializa para os visitantes por meio de imagens gravadas no Jardim Botânico, Parque Lage, Parque da Catacumba e Parque da Pedra Branca, todos no Rio de Janeiro. Também podem ser ouvidos na mostra os sons de alguns pássaros nativos brasileiros como o Fogo-apagou, Curió, Bem-te-vi, João de Barro e outros, causando um sentimento nostálgico aos visitantes da exposição.
A temperatura e ritmo das luzes acompanham os momentos que marcam a passagem do ciclo de um dia inteiro, que é marcado especialmente com uma chuva noturna, quando os visitantes presenciam raios e trovões por meio de efeitos visuais e sonoros.
PRESENÇA
Neste ano, a Apex-Brasil trouxe cerca de 70 empresas brasileiras a Milão para participarem tanto do ISaloni, o Salão do Móvel de Milão, quanto do Fuorisalone, série de atividades paralelas organizadas pela revista Interni e espalhadas pela cidade.
Uma delas é a mostra Brazil: Essentially Diverse, montada pela Apex-Brasil nos dois andares e 2 mil m2 do Museo della Permanente, um espaço de destaque na cidade que, em 2018, recebeu a grife Hermès.
Fonte: https://bit.ly/2W8OIeS