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ELEONE PRESTES – DESIGN AUTORAL E CURADORIA: FÓRMULA PARA QUALIFICAR AS FEIRAS NACIONAIS

16/03/2020

Cadeiras Duna, de linhas orgânicas inspiradas nas dunas das praias de Natal, design da dupla André Gurgel e Felipe Bezerra, da Mula Preta, para Tissot Móveis, fabricada em compensado naval certificado e finalizada com lâmina de carvalho. Fizeram bonito na recente feira Abimad, no São Paulo Expo, exemplos da tendência do design assinado mostradas na vitrine da marca e acompanhadas por um histórico da peça

ABUP HOME & GIFT

Na 40ª Home & Gift e 9ª Têxtil & Home, realizada pela Abup de 14 a 17 de fevereiro, o design autoral e o artesanato ligado à cultura popular têm cada vez mais espaços setorizados na feira. O empresário Marco Pulcherio, da Marco 500, foi o precursor desse movimento explícito, com um trabalho de curadoria e empreendedorismo que valorizam a arte popular brasileira e tanto as criações de design quanto o trabalho de designers para qualificar e ajudar o artesão. Sua estimativa é de que mais de 100 designers participaram da recente edição da feira dentro de núcleos específicos e fora deles.

O empresário levou para a Abup o Projeto Célula, hoje na quinta edição, com a curadoria de Cristiane Rosenbaum. E “a Abup nos trouxe o desafio de fazer uma outra curadoria, para designers que estão começando e querendo entender o mercado do atacado”. Foi criado o Núcleo DA – Design Autoral, nesta edição com 32 designers que expuseram peças exclusivas e originais. Para acolher esse grupo de expositores, o designer e arquiteto Samuel Angelo projetou os estandes padronizados.

trabalho dos participantes do Núcleo DA – Design Autoral
Trabalhos dos participantes do Núcleo DA – Design Autoral (fotos Divulgação)

Como se não bastasse, a Abup acolheu criações da Semana Criativa de Tiradentes, um projeto que une artesãos e designers, com trabalho ao longo do ano que depois são expostos durante quatro dias. Para a Abup, vieram criações feitas ao longo de 2019 com a ADP – Associação de Designers de Produto, uma entidade sem fins lucrativos criada para aproximar empresas, profissionais e estudantes.

Obras de representantes da ADP em exposição na Abup
Obras de representantes da ADP em exposição na Abup

 

Criações desenvolvidas em 2019 foram mostradas na edição de verão da Abup
Criações desenvolvidas em 2019 foram mostradas na edição de verão da Abup

Todo esse movimento vai ao encontro do viés comercial do evento, faz questão de ressaltar Marco Pulcherio, apesar de a feira estar “ampliando de forma muito consistente o design autoral dentro da Abup”.

– A importância do design autoral para o mercado é total porque, com a ação do designer na concepção do produto, as questões estéticas de proporção, volume, funcionalidade, são solucionadas: devagar a indústria está percebendo que ganha tempo, ganha terreno quando tem um profissional experiente junto com ela na concepção do produto. Como percebe que a performance da empresa vai melhorar, aquele investimento que seria tido como um encarecedor se torna um aliado – diz Marco Pulcherio.

– O artesanato é um frescor e pessoas que antes torciam o nariz, hoje dão maior valor, querem saber as histórias, querem ter uma peça do Jasson: levamos ele para Milão (uma cadeira) para o Fuori Saloni. Foi aclamado, um artesão que dá entrevista por onde passa, todo mundo quer tirar foto. Mora no sertão do Alagoas, perto do rio São Francisco, demora duas horas e meia para chegar na casa dele. Tem que vir plástico- bolha de Arapiraca, a 200 quilômetros, para proteger uma peça dele até a chegar um grande centro.

 

Esta instalação estava em lugar privilegiado, na entrada da exposição Be Brasil durante a Milan Design Week de 2019
Esta instalação estava em lugar privilegiado, na entrada da exposição Be Brasil durante a Milan Design Week de 2019

Contudo, Marco diz que tem a “maior cautela” para evitar que esses trabalho se tornem moda, porque “estamos falando de culturas, gerações inteiras que executam uma peça dessas com a alma”. A participação do designer ocorre mostrando caminhos para o artesão, porque detém “o domínio sobre a informação e o exercício estético e até dar um palpite de uma boa embalagem ele pode dar, mas quem entende da técnica é o artesão”. Dá exemplos do trabalho do designer Sergio J. Matos no Amazonas e Renato Imbroisi na Serra da Capivara.

A Abup tem feito incursões dentro de eventos internacionais apresentando design e artesanato para o mercado exterior. Recentemente, fechou contrato com a Apex, em projeto batizado de Ambience Brazil e por meio dele levou 12 empresas brasileiras a Frankfurt, de 7 a 11 de fevereiro, na feira Ambiente. Antes haviam ido à Maison 7 Objet, em Paris e à Semana de Design de Milão.

– O artesanato é um dos pontos de interesse da Apex, justamente porque está levando nossa cultura de raíz para fora – resume Marco Pulcherio.

 

FONTE: bit.ly/2w1WfEv

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