ABUP - Feiras de Decoração e Utilidades Domésticas

ABUP > Na mídia (Imprensa) > Folha de S. Paulo – Semana do Design em Milão

Folha de S. Paulo – Semana do Design em Milão

17/04/2019

Brasileiros alternam exuberância e minimalismo na Semana de Design de Milão

As principais atrações que exibem a produção brasileira na Semana de Design de Milão se alternam entre mostrar um país tropical e multicolorido e apresentar “um outro Brasil”, mais minimalista e sóbrio.

No primeiro grupo está a exposição “Brazil: Essentially Diverse”, que ocupa o Museo della Permanente com mais de 30 empresas. A mostra é organizada pela Apex, agência ligada ao Ministério das Relações Exteriores que promove produtos e serviços brasileiros no exterior.

 

Instalação  “Good News Form Brazil”, montada no Palazzo Litta pela Sollos com obras do designer Jader Almeida

 

Estão ali objetos de artesanato e móveis contemporâneos recém-lançados, de diferentes materiais e cidades. Obras de designers como Paulo Alves, Leandro Garcia, Claudia Issa e Noemi Saga dividem cerca de 2 mil metros quadrados com redes e cocares.

“Quis mostrar as raízes da nossa cultura material, com as influências que tivemos de índios, europeus e africanos, e trazer isso até a produção contemporânea. Mostrar a alma do Brasil por meio de ícones e matérias-primas”, diz a curadora Joice Joppert.

Uma sala de 500 metros quadrados foi cenografada para ser uma experiência imersiva pela Amazônia, com grama sintética, vídeo e trilha sonora. Os tons de verde e amarelo sobressaem desde a fachada do edifício.

O amarelo também foi escolhido pela dupla Humberto e Fernando Campana para apresentar a nova poltrona Bulbo na coleção “Objetos Nômades”, da grife Louis Vuitton, no Palazzo Serbelloni. A peça está cercada por folhas de bananeiras de cores fortes e iluminação dramática.

Na Dpot, que ocupa sozinha um galpão do projeto Ventura Centrale, o clima é outro. O preto e o branco só são quebrados pelas cores de madeira dos móveis criados por Geraldo de Barros, Lina Bo Bardi, Sergio Bernardes, Claudia Moreira Salles, Marcelo Ferraz e Fernando Prado. O nome escolhido para a mostra foi “Geometria Poética”.

“A ideia principal é prestar um tributo a Geraldo de Barros [1923-1998]. O pensamento dele como precursor do movimento concreto, da fotografia abstrata e do design de móveis é muito atual, ainda mais no contexto de comemoração dos cem anos da Bauhaus”, diz a curadora Baba Vacaro.

Pelo espaço de 250 metros quadrados, um vídeo foi feito com cenas da série “Fotoformas” e a trilha tem trechos de Augusto de Campos.

“Nossa ideia é fazer a apresentação de um Brasil diferente do que se espera, da exuberância tropical, para que seja possível fazer outra leitura do design brasileiro”, conta Vacaro. “Ouço pessoas dizendo que o design do Geraldo lembra um pouco o design alemão dos anos 1950, e eu digo que sim, mas que isso estava no Brasil, também nos anos 1950.”

A mesma linha acompanha a instalação “Good News From Brazil”, montada no Palazzo Litta pela Sollos com obras do designer e diretor criativo da marca, Jader Almeida. São quase 400 metros quadrados ocupados por cortinas brancas, iluminação suave e móveis de traços simples, com bastante preto, que contrastam com as características do edifício construído entre os séculos 17 e 18.

“Procuramos montar instalações sempre instigantes, não apenas com produtos, mas com a nossa interpretação do morar contemporâneo”, diz o designer, que participa da Semana de Design de Milão há seis anos.

No Salão do Móvel, o evento central da semana, a presença brasileira também se divide entre “tropicalista” e minimalista. Única brasileira no pavilhão 20, o mais cobiçado por marcas e visitantes, a empresa A Lot Of Brasil apresenta suas peças em uma cenografia colorida, inspirada no entardecer de Fernando de Noronha.

Perto dali, no pavilhão 18, a Ornare faz a sua estreia com cozinhas e armários da coleção “West End”, assinada com Ricardo Bello Dias, em que predominam as cores neutras, as linhas retas e a cenografia discreta.

 

Material produzido com Manureality, material que mistura esterco de cavalo, giz e cola.

 

Azulejos fabricados com plástico de embalagens descartadas, criação de Enis Akiev.

 

Fonte: https://bit.ly/2GpPXAG

Comentários do facebook