Que tal conhecer ou mesmo relembrar os pontos turísticos brasileiros para quem ama arte e cultura?
08/07/2020As opções são inúmeras, por isso listamos alguns que valem a pena ser lembrados e colocados na lista! 🏛 Oficina Francisco Brennand, Recife – PE
A Oficina Francisco Brennand é o museu-ateliê de Francisco Brennand, o maior ceramista brasileiro, falecido em dezembro de 2019. Instalada numa antiga olaria que Brennand recebeu como herança, a Oficina reúne mais de duas mil obras do ceramista.
🏛 Parque de Inhotim, Brumadinho – MG
O Instituto Inhotim foi idealizado em meados da década de 1980. De propriedade particular foi se transformando em um grande espaço cultural, destinado a receber obras de arte contemporânea. Também possui um rico acervo botânico com espécies nativas de diferentes partes do Brasil.
🏛 Museu do Amanhã, Centro – RJ
O antigo píer desativado passou a abrigar uma construção pós-moderna, orgânica e sustentável que, atualmente, é um ícone da identidade local e cultural do Rio de Janeiro. A proposta é ser um museu de artes e ciências, além de contar com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas e da degradação ambiental.
🏛 Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói – RJ
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1996 e tornou-se um dos cartões-postais da cidade. Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, o museu, com sua fachada futurística, possibilita que o visitante desfrute de uma vista panorâmica.
🏛 Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo – SP
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi. Após a sua reforma na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições e promovendo eventos culturais.
🏛 Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo – SP
Projetado por Lina Bo Bardi e famoso pelo vão de mais de 70m que se estende sob quatro enormes pilares, o edifício é considerado um ícone da capital paulista. Hoje a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
🏛 Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – PR
O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, concebido como um Instituto de Educação. Possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, e dando-lhe uma nova identidade característica. Foi inaugurado em 2002. Entre as suas exposições, destaque para as artes visuais, arquitetura, urbanismo e design.
🏛 Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro – RJ
É uma construção eclética, com fachadas em diferentes estilos. Sua Biblioteca é especializada em artes plásticas dos séculos XIX e XX, reunindo obras raras e coleções de periódicos, monografias e catálogos de exposições, além de documentos e fotografias que registram a história da instituição desde a Academia Imperial de Belas Artes, incluindo acervos pessoais de alguns artistas.
🏛 Fundação Ibere Camargo, Porto Alegre – RS
A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, um ano após a morte do artista que dá o seu nome. Realiza exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos e oficinas sobre a obra de Iberê e sobre questões ligadas à arte contemporânea.
🏛 Museu Cais do Sertão, Recife – PE
Inaugurado em 2014, é um museu interativo com arquitetura surpreendente. Abriga toda a riqueza do sertão nordestino e reverencia a obra de Luiz Gonzaga.